Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil

Resenha - Em Busca de Sentido - Um Psicólogo no Campo de Concentração - Viktor E. Frankl







Conheci a logoterapia lendo este livro, que foi indicado por um amigo. Trata-se de uma forma de psicoterapia que propõe ao paciente uma análise de propósito existencial para o qual viver, já que "a busca por sentido na vida é a força motivadora no ser humano."

Neste livro, Viktor E. Frankl, reconhecido como pai da logoterapia, aborda sua própria experiência em campos de concentração, primeiro em Auschwitz, depois em outros para os quais foi levado. Fala acerca do choque inicial de pessoas livres que se tornam prisioneiras e são selecionadas ora para morrer, ora para trabalhos forçados, enfrentando fome, desnutrição, doenças, frio, perdendo a cada momento a dignidade e a sensibilidade com o tratamento recebido pelos SS (Schutzstaffel), os militares do nazismo. Conta sobre a apatia que toma conta do prisioneiro, uma vez que passa a ser apenas um número e não um ser humano, dos momentos de esperança e dos momentos em que via alguém desistindo da vida, e de como a situação faz com que um indivíduo suporte seu sofrimento, pois tem a visão de sentido para o que está vivendo.

A segunda parte do livro relata a ciência em si, e de como esta terapia principia uma melhora na saúde mental do paciente, uma vez que tenta mostrar o futuro ao paciente a partir da escolha de querer dar sentido a própria existência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário