Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil

Resenha - O Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo



Esta é uma trama cheia de adrenalina. Logo nos primeiros parágrafos, a personagem Beatriz precisa escapar de agentes militares que pretendem assassiná-la. Ela procura Tomaz, seu amigo de infância, que trabalha como chef de cozinha. O restaurante é invadido e Tomaz atacado. Depois disso, Tomaz inicia por conta própria uma investigação para ajudar a amiga. Ele encontra fotos de eventos importantes das famílias, inclusive de prêmios internacionais que Beatriz recebera como maquiadora e figurinista. A partir de documentos que encontra na casa da família de Beatriz, Tomaz infiltra-se na IQN, um instituto de pesquisas do governo e, desconhecendo estar sendo rastreado, pode levar os militares diretamente até Beatriz para a executarem. 

Após o Café Tradicional administrado por Tomaz e seu braço direito Gabriel receberem um prêmio como melhor café de São Paulo, Tomaz segue para o campus universitário atrás do professor Yaacov Baum, que executava as pesquisas de um tipo especial de tecido juntamente com Beatriz. Entretanto, Tomaz descobre que o professor havia sido assassinado e por trás de tudo há desentendimento diplomático entre o Estado boliviano e o brasileiro, com ações acontecendo simultaneamente por espiões para recuperar os relatórios das pesquisas. 

Pedro é subordinado ao coronel venezuelano León; Julius, Christian e André são capangas do coronel Torres e todos querem pôr as mãos em Beatriz e recuperar os documentos. Euclides, o coordenador do campus de química, juntamente com Raed Khalil, professor de origem árabe, mantém atividades de desvio de verba da universidade para os cofres pessoais. Ambos também têm interesse em resgatar os relatórios com a receita química para desenvolver a roupa que reflete o ambiente, deixando invisível quem o veste, para negociar com terroristas. Enquanto isso, os estudante Sara, Alex e Túlio, estão com parte dos relatórios e realizando pesquisas acadêmicas.

Enquanto Tomaz tenta desvendar o paradeiro da amiga Beatriz tentando se relacionar com Sara, Alex, Túlio, acaba se envolvendo diretamente com o coordenador Euclides. Entretanto, Tomaz fica à margem dos principais acontecimentos da trama, enganado por Sara, perseguido por Julius, Cristian, André e Pedro que o monitoram graças a inúmeras escutas e câmeras instaladas em pontos estratégicos do flat em que reside. 

De repente, surge a figura da faxineira, que parece muito mais inteligente do que seu linguajar indica. Ela aproveita os horários de faxina na sala de Euclides para juntar provas sobre as trapaças dele e de Raed, e em outro momento, se depara com os relatórios almejados por tantas pessoas, escondido em uma sala abandonada do campus.

Em outra parte da universidade, Sara e Alex conseguem fazer o experimento e desenvolver a roupa camaleão. 

As relações diplomáticas entre os países estão a ponto de se romper. Os terroristas pressionam Raed Khalil e nada de encontrar a cientista e a receita para criar a roupa camaleão. Chega o momento em que Torres ordena a ação e os capangas invadem a sala de Raed e o aprisionam. Descobrem a Giselda, tia de Beatriz, que se julgava morta após ataques e explosões no laboratório junto com Yaacov Baum. E Beth, a faxineira, entra em cena descarregando pistolas automáticas contra os inimigos. Revela-se que Beatriz se disfarçava ora de faxineira, ora de pesquisadora. Tomaz é sequestrado e levado para a base na IQN. 

Beatriz é chantageada a entregar os relatórios e utiliza a roupa camaleão a fim de resgatar o amigo Tomaz. Para se infiltrar na IQN, veste a roupa camaleão e com a ajuda do amigo Túlio, especialista em rackear sistemas de informação, conectam as câmeras do tecido da roupa camaleão diretamente às emissoras de televisão, o que alerta a polícia, que invade o laboratório da IQN e captura todos os envolvidos.

Para encerrar, Giselda revela que Yaacov era o pai biológico de Beatriz e a entregara para adoção de Angelina e Marco, que não podiam ter filhos.

Tomaz e Beatriz assumem um relacionamento romântico não desenvolvido anteriormente na trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário